Cadweb SUS – Cadastre, informe-se e emita seu cartão.

Você utiliza a rede de saúde pública e vira e volta precisa marcar uma consulta ou algo do tipo? Para isto você precisa ter o cartão do SUS. Neste artigo iremos contar um pouco da história, você saberá para que ele serve, terá acesso a informações de como solicitar o seu cartão do SUS online, qual a documentação exigida e como emitir segunda via, além das facilidades envolvidas no Cadweb SUS.

História do Cartão SUS

SUS é o Sistema Único de Saúde existente no Brasil, onde todo cidadão brasileiro tem o direito de ter seu cartão para fazer uso dos benefícios da saúde pública. Ele serve para que o Sistema Único de Saúde tenha um controle maior e facilitado dos atendimentos realizados a população. Os procedimentos no âmbito do SUS como consultas médicas, controle a acesso a medicamentos e outros serviços em geral são controlados a partir do cartão. Ele é válido em todo o território nacional e tem uma numeração única para cada cidadão afim de se manter um controle e histórico, por isso é chamado de Cartão do SUS da cadweb.

Como solicitar o seu Cartão

Para solicitar o seu cartão você precisa se dirigir a qualquer unidade básica de saúde próxima. Muito provavelmente você encontrará essa unidade em um hospital público ou em um posto de saúde, a documentação exigida é:

  • RG
  • CPF;
  • Número do PIS/PASEP (se houver);
  • Comprovante de endereço ou residência;

Cartão do SUS online mais conhecido como cadweb SUS

O SUS também disponibiliza o acesso ao seu sistema pela internet através de seu aplicativo cadweb. Através dele, os profissionais que atuam nas agências cadastradas do Sistema Único de Saúde podem cadastrar, agendar e consultar a situação dos serviços solicitados pelos cidadãos que possuem o cartão do SUS. Para fazer acesso ao Cadweb, o funcionário precisa do código CNES, número operador e a senha de acesso.

tela cadsus web emissao cartao e1340676724511 Cadweb SUS   Cadastre, informe se e emita seu cartão.

Página de acesso do CADSUS WEB, o cartão do SUS

(Para acessar a página de acesso ao cadweb SUS clique [https://cadastro.sus.gov.br/cadsusweb/login.jsp], ATENÇÃO,caso apareça uma mensagem de segurança informando sobre o certificado de segurança, você terá que procurar um técnico de confiança para que ele faça uma atualização no certificado raiz de seu computador (pergunte a ele sobre isso).

Emitir 2 via

Para emitir a segunda via é necessário apresentar o cartão do SUS a qualquer unidade de saúde e levar todos os seus documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de residencia, número do PIS/PASEP). O agente irá efetuar a pesquisa dos seus dados no sistema, atualizar as informações que forem necessárias e realizar a impressão da segunda via do cartão do SUS.

Mais informações

Marcado como:Utilidades
Cadweb SUS – Cadastre, informe-se e emita seu cartão.
Você gostou desta dica?
  • 79% gostaram
  • 21% não gostaram
119 voto(s), média de 3.95 de 5.

Comentários anônimos do site

  1. Ernesto says:

    Mariana, muitos – se não a maioria dos Estabelecimentos de Saúde infelismente ainda não estão preparados para este atendimento. Mas você pode ir à Secretaria Municipal de Saúde do seu município, que obrigatoriamente possui Setor dedicado a este propósito (Cadastrar usuários ainda não cadastrados, bem como fazer Atualizações do Cadastro – acrescentar algum documento, mudança de endereço, ou inclusão de um novo membro da família). Isto é feito através do Programa CADSUS. Procure este setor e veja como funciona por aí. Sugiro que na oportunidade faça o Cadastramento de todos os membros de sua família. Cada vez mais todos serviços prestados no Serviço Público de Saúde irá depender deste Cartão – até mesmo para uma simples vacina. Daí , não importa qual convênio a pessoa possua, ira precisar dele. Também é a base para implantação do Prontuário Eletrônico, que se arrasta a passos muito lentos, mas que trará muitas inovações e melhorias no atendimento do SUS.

  2. Vinícius Campos says:

    O Cadweb SUS tem alguma relação com as ferramentas de mineração de dados desta empresa? http://www.cadweb.co.uk/

  3. cleuza says:

    Existem pessoas que tem o cartão SUS com o nome de solteiro, então elas vão até o local onde emite o cartão para emitir o cartão e esquecem que já tem o cartão com o nome de solteira, nos que emitinos o cartão não sabendo que a pessoa tem o cartão com nome de solteira consultamos com o nome de casada e pronto não vai aparecer o número do cartão, ai a pessoa fica com 2 números sendo que é a mesma pessoa, eu por exemplo pergunto o nome de solteira quando osolcitando é casado ou casada, ai encontro o número, e só modifico o nome e o número permanece o mesmo, amis as vezes vejo aqui pessoas com vários números e agora onde vai parar isto onde vai parar esta númeração ???.

  4. Romildo M. da Silva says:

    existe um problema com aqueles cartão provisório, muitas pessoas pencão que eles estão valendo, mas quando você cadastra no sistema, o cadweb da outro numero, e o numero daquele cartão provisório não vai existir. E você que cadastrou aquela pessoa talvez nunca encontra ela para informar o seu novo numero. Por isso deveria informatizar as U.S
    pelo menos para fazer o cartão, que é tão importante para o cidadão brasileiro.

Submit Comment

© 2014 Click Atualidade. Todos os direitos são reservados. XHTML / CSS Válido.