quinta-feira, setembro 3, 2015
Capa » Utilidades » Cadweb SUS – Cadastre, informe-se e emita seu cartão.
Faça o seu cartão Cadweb SUS
Faça o seu cartão Cadweb SUS

Cadweb SUS – Cadastre, informe-se e emita seu cartão.

Você utiliza a rede de saúde pública e vira e volta precisa marcar uma consulta ou algo do tipo? Para isto você precisa ter o cartão do SUS. Neste artigo iremos contar um pouco da história, você saberá para que ele serve, terá acesso a informações de como solicitar o seu cartão do SUS online, qual a documentação exigida e como emitir segunda via, além das facilidades envolvidas no Cadweb SUS.

História do Cartão SUS

SUS é o Sistema Único de Saúde existente no Brasil, onde todo cidadão brasileiro tem o direito de ter seu cartão para fazer uso dos benefícios da saúde pública. Ele serve para que o Sistema Único de Saúde tenha um controle maior e facilitado dos atendimentos realizados a população. Os procedimentos no âmbito do SUS como consultas médicas, controle a acesso a medicamentos e outros serviços em geral são controlados a partir do cartão. Ele é válido em todo o território nacional e tem uma numeração única para cada cidadão afim de se manter um controle e histórico, por isso é chamado de Cartão do SUS da cadweb.

Como solicitar o seu Cartão

Para solicitar o seu cartão você precisa se dirigir a qualquer unidade básica de saúde próxima. Muito provavelmente você encontrará essa unidade em um hospital público ou em um posto de saúde, a documentação exigida é:

  • RG
  • CPF;
  • Número do PIS/PASEP (se houver);
  • Comprovante de endereço ou residência;

Cartão do SUS online mais conhecido como cadweb SUS

O SUS também disponibiliza o acesso ao seu sistema pela internet através de seu aplicativo cadweb. Através dele, os profissionais que atuam nas agências cadastradas do Sistema Único de Saúde podem cadastrar, agendar e consultar a situação dos serviços solicitados pelos cidadãos que possuem o cartão do SUS. Para fazer acesso ao Cadweb, o funcionário precisa do código CNES, número operador e a senha de acesso.

Página de acesso do CADSUS WEB, o cartão do SUS
Página de acesso do CADSUS WEB, o cartão do SUS

Para acessar clique em Cadweb SUS

ATENÇÃO! Caso apareça uma mensagem de segurança informando sobre o certificado de segurança, você terá que procurar um técnico de confiança para que ele faça uma atualização no certificado raiz de seu computador (pergunte a ele sobre isso). 

Emitir 2 via

Para emitir a segunda via é necessário apresentar o cartão do SUS a qualquer unidade de saúde e levar todos os seus documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de residencia, número do PIS/PASEP). O agente irá efetuar a pesquisa dos seus dados no sistema, atualizar as informações que forem necessárias e realizar a impressão da segunda via do cartão do SUS.

Mais informações

O que estão dizendo

Veja também

Características e exemplos dos animais herbívoros

Animais herbívoros são aqueles que se alimentam de seres autótrofos, ou seja, seres que produzem ...

4 comentários

  1. Mariana, muitos – se não a maioria dos Estabelecimentos de Saúde infelismente ainda não estão preparados para este atendimento. Mas você pode ir à Secretaria Municipal de Saúde do seu município, que obrigatoriamente possui Setor dedicado a este propósito (Cadastrar usuários ainda não cadastrados, bem como fazer Atualizações do Cadastro – acrescentar algum documento, mudança de endereço, ou inclusão de um novo membro da família). Isto é feito através do Programa CADSUS. Procure este setor e veja como funciona por aí. Sugiro que na oportunidade faça o Cadastramento de todos os membros de sua família. Cada vez mais todos serviços prestados no Serviço Público de Saúde irá depender deste Cartão – até mesmo para uma simples vacina. Daí , não importa qual convênio a pessoa possua, ira precisar dele. Também é a base para implantação do Prontuário Eletrônico, que se arrasta a passos muito lentos, mas que trará muitas inovações e melhorias no atendimento do SUS.

  2. O Cadweb SUS tem alguma relação com as ferramentas de mineração de dados desta empresa? http://www.cadweb.co.uk/

  3. Existem pessoas que tem o cartão SUS com o nome de solteiro, então elas vão até o local onde emite o cartão para emitir o cartão e esquecem que já tem o cartão com o nome de solteira, nos que emitinos o cartão não sabendo que a pessoa tem o cartão com nome de solteira consultamos com o nome de casada e pronto não vai aparecer o número do cartão, ai a pessoa fica com 2 números sendo que é a mesma pessoa, eu por exemplo pergunto o nome de solteira quando osolcitando é casado ou casada, ai encontro o número, e só modifico o nome e o número permanece o mesmo, amis as vezes vejo aqui pessoas com vários números e agora onde vai parar isto onde vai parar esta númeração ???.

  4. Romildo M. da Silva

    existe um problema com aqueles cartão provisório, muitas pessoas pencão que eles estão valendo, mas quando você cadastra no sistema, o cadweb da outro numero, e o numero daquele cartão provisório não vai existir. E você que cadastrou aquela pessoa talvez nunca encontra ela para informar o seu novo numero. Por isso deveria informatizar as U.S
    pelo menos para fazer o cartão, que é tão importante para o cidadão brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *