Gama glutamil transferase – O que é?

Gama glutamil transferase Gama glutamil transferase   O que é?

Gama glutamil transferase, saiba tudo sobre este exame

Algumas vezes é necessário realizar alguns exames para que se possa fazer uma análise de como está a nossa saúde. Ou seja, o médico solicita alguns exames de rotina para que a avaliação possa ser mais completa. É quase um check up. Entenda melhor os procedimentos do Gama glutamil transferase, para o que ele serve e qual a definição para o assunto tratado.

O que é?

Gama glutamil transferase também é conhecido como GGT ou Gama GT. É uma enzima presente no fígado, pâncreas e intestino. O exame é a coleta de sangue venoso para dosar a concentração de GGT. Em outras palavras, o exame é feito para avaliar os níveis de GGT presentes no fígado. Esses níveis estão relacionados à massa corporal, consumo de álcool, ao fumo e atividades físicas.
O álcool e também alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. Deve-se informar ao seu médico sobre os remédios que você está usando. Ele dará as orientações exatas para os procedimentos do exame. É possível encontrar em valores elevados no câncer de fígado. Agora veremos por que é feita essa avaliação de Gama glutamil transferase.

Para que serve?

O exame é solicitado pelo médico para o auxílio no diagnóstico de colestase hepatobiliar e consumo de álcool. Quando a Gama glutamil transferase está aumentada, é possível detectar o envolvimento hepático nas infecções. Serve também para avaliar alterações na vesícula e também metabolismo de sais biliares. Geralmente para o diagnóstico de doenças é solicitado muitos outros exames além do Gama GT.
Níveis de GGT
Na maioria dos casos quando ocorre alteração na Gama glutamil transferase é para maior, ou seja, nível alto ou elevado. Dificilmente o exame dará reduzido ou baixo. Mas, se acontecer dos valores estarem reduzidos, é importante lembrar que algumas drogas podem reduzir o nível de GGT. Por exemplo: azatioprina, clofibrato, estrógenos e metronidazol.
Valores padrão de Gama GT
Para homens: 10 a 50 U/L
Para Mulheres: 7 a 32 U/L

Gama GT alto ou elevado

Os motivos para níveis altos ou elevados de Gama glutamil transferase incluem o uso de álcool (a causa principal), drogas e medicamentos; infecções como hepatites virais; quando há colestase e também em situações de destruição do tecido hepático.
Como podemos ver, existem vários motivos para a elevação da Gama GT. Essas causas podem significar desde situações simples até doenças graves. Geralmente esses valores altos representam leve gravidade. Na realidade, Gama GT alto significa que há destruição de células no fígado, mas não está relacionado com cirrose.
Caso o seu GGT tenha dado elevado, procure um hepatologista, que é o médico especialista em doenças no fígado. Este profissional será a melhor pessoa para te ajudar a decifrar o teu diagnóstico. Mas é importante saber que Gama GT alto é um grande aviso de que é preciso parar de beber. Apesar de não ter relação com cirrose, com o tempo pode sim obter uma. Para mais informações, procure um médico.

Marcado como:Saúde
Gama glutamil transferase – O que é?
Você gostou desta dica?
  • 97% gostaram
  • 3% não gostaram
31 voto(s), média de 4.84 de 5.

Comentários anônimos do site

  1. Edson Roberto Figueira says:

    Boa tarde meu exame de Gama Glutamil Transferase, deu 76u/l sendo que os valores é de 15 até 63, isso é grave??????

Submit Comment

© 2014 Click Atualidade. Todos os direitos são reservados. XHTML / CSS Válido.