Vários exemplos de fábulas pequenas

Provavelmente você em algum momento de sua vida já ouviu ou leu alguma Fábula, mas fábulas são o mesmo que contos? Não exatamente… Saiba mais a respeito desse assunto e veja também neste artigo alguns exemplos de fábulas pequenas e o que elas propõem a nos ensinar. Tire suas dúvidas e amplie o seu conhecimento!

Toda fábula tem uma história que no final dá um exemplo de moral, geralmente são simbólicas e os personagens animais. O interessante é que esses animais simbolizam as variedades de personalidade. Você como educador pode em discursos ou palestras utilizar-se das fábulas como ensinamento sobre algum princípio e quem escreve é chamado de fabulistas. Você sabe quem foi o fabulista mais antigo? O fabulista mais antigo viveu na Grécia no século VI antes de Cristo e seu nome era ESOPO. Suas fábulas são curtas e práticas, entretanto, contêm um grande significado. Isso mesmo! As fábulas são bem mais interessantes do que podemos imaginar!

 Exemplos de Fábulas pequenas

O Leão e o Rato

– Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou: Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu solta-lo. Pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, ouvindo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão. (Baseada na obra de ESOPO).

Moral da História

Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais.

O Mosquito e o Touro

– Um mosquito que estava voando, a zunir em volta da cabeça de um Touro, depois de um longo tempo, pousou em seu chifre, e pedindo perdão pelo incômodo que supostamente lhe causava, disse: “Mas, se meu peso incomoda o senhor, por favor, é só dizer e eu irei imediatamente embora!”. Ao que lhe respondeu o Touro: “Oh, nenhum incômodo há para mim”! Tanto faz você ir ou ficar, e, para falar a verdade, nem sabia que você estava em meu chifre. (ESOPO).

Moral da História

Quanto menor a mente, maior a presunção.

Lobo em pele de cordeiro

- Um dia, o lobo teve a ideia de mudar sua aparência para conseguir comida de uma forma mais fácil. Então, vestiu uma pele de cordeiro e saiu para pastar com o resto do rebanho, despistando totalmente o pastor. Para sua sorte, ao entardecer, foi levado junto com todo o rebanho para um celeiro. Durante a noite, o pastor foi buscar um pouco de carne para o dia seguinte. Chegando ao celeiro, puxou a primeira ovelha que encontrou. Era o lobo fingindo ser um cordeiro. (ESOPO).

Moral da História

As consequências vêm quando fingimos ser o que não somos ou quando tentamos enganar alguém.

As Duas Cabras

- Duas Cabras brincavam alegremente sobre as pedras, na parte mais elevada de um vale montanhoso. Estavam separadas uma da outra por um abismo, em cujo fundo corria um caudaloso rio que descia das montanhas. O tronco de uma árvore caída era o único e estreito meio de cruzar de um lado ao outro do despenhadeiro, e nem mesmo dois pequenos esquilos eram capazes de cruzá-lo ao mesmo tempo, com segurança. Aquele estreito e precário caminho era capaz de amedrontar mesmo o mais bravo dos pretendentes à travessia, Exceto aquelas Cabras. Mas, o orgulho de cada uma delas, não permitiria que uma permanecesse diante da outra, sem que isso não representasse uma afronta aos seus domínios, mesmo estando separadas pela funda garganta. Então resolveram, ao mesmo tempo, atravessarem o estreito caminho, para brigarem entre si, com o propósito de decidir qual delas deveria permanecer naquele local. E no meio da travessia as duas se encontraram, e começaram a se agredir mutuamente com seus poderosos chifres. Desse modo, firmes na decisão de levar adiante o forte desejo pessoal de dominação, nenhuma das duas mostrava disposição em ceder caminho à adversária. Assim, pouco tempo depois, acabaram por cair na profunda grota, e logo foram arrastadas pela forte correnteza do rio.

Moral da História

Despojar-se do orgulho, vaidade e teimosia.

Interessante, não?! Agora você já sabe que por trás de todas as fábulas existe um ponto chave em que devemos aplicar para nossas vidas.  Conhece alguma fábula com moral? Que dê uma lição de valores? Escreva ai em baixo nos comentários!

 

Marcado como:Curiosidades
Vários exemplos de fábulas pequenas
Você gostou desta dica?
  • 70% gostaram
  • 30% não gostaram
313 voto(s), média de 3.50 de 5.

Comentários anônimos do site

  1. renata says:

    e bom q aprende mais a produzir texto…

  2. Larissa Manoela says:

    E vc acha isso pequeno?

  3. KAYLANELORETO says:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUE GRAÇA

  4. thayna says:

    nn gosteei , nn tem moraal

  5. mayannejackson says:

    eu amei estas fábulas são interessantes/

Submit Comment

© 3216 Click Atualidade. Todos os direitos são reservados. XHTML / CSS Válido.