domingo, julho 5, 2015
Capa » Moda e Beleza » Como usar Hidroquinona?
A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele.
A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele.

Como usar Hidroquinona?

A hidroquinona é um agente de branqueamento para pele, que é utilizado para iluminar as áreas de pele escura, tais como sardas, cloasma (também conhecido como melasma), manchas da idade e cicatrizes de acne. Este produto não deve ser usado para tratar vitiligo, lentigo maligno ou melanoma. Normalmente este medicamento é encontrado em concentração de até 2%, em casos especiais o dermatologista pode indicar uma concentração de até 4%.

A hidroquinona aumenta a repartição de melanossomas (grânulos de pigmentação melanina) em células de pigmento da pele (melanócitos). Ele faz isso através da inibição da atividade da tirosinase, a enzima necessária para fazer melanina.

Na maioria dos casos, o clareamento de pele, pode ser visto em até 4 semanas de tratamento. Às vezes pode durar mais tempo para ver qualquer mudança, mas se ficar mais de 3 meses sem que haja nenhum efeito de branqueamento, você deve suspender o uso.

Para aumentar a eficácia da hidroquinona é importante ficar longe da exposição solar e utilizar protetor com FPS acima de 30. É importante o uso de hidroquinona regularmente conforme o indicado até atingir o clareamento desejado.

Tipos de manchas
Tipos de manchas

Como usar hidroquinona

  • Faça o teste para a sensibilidade da pele antes de usar, aplicando o creme a uma pequena parte da pele hiperpigmentada. Se não houver vermelhidão ou coceira dentro do prazo de 24 horas, começar o tratamento.
  • Limpar e secar a pele antes da aplicação, formar uma película fina de creme, duas vezes por dia (de manhã e a noite) na área em necessidade de branqueamento.
  • Aplicar apenas o suficiente para cobrir as áreas afetadas e evitar a aplicação nas áreas sem manchas. Daí lavar as mãos após a aplicação, a menos que estas sejam áreas de tratamento.
  • Não aplicar perto dos olhos, boca e outras membranas mucosas.
  • Evite o uso de outros produtos tópicos medicinais (principalmente produtos de peróxido) na mesma área e ao mesmo tempo, a menos que instruído a fazê-lo pelo seu médico.
  • Ao usar cosméticos não medicados, protetores solares e loções hidratantes, aplique a hidroquinona primeiro, e depois espere 30 minutos antes de aplicar os demais.

Efeitos colaterais

A Hidroquinona é um creme  muito bem tolerado. Algumas mulheres podem experimentar pequenas irritações temporárias de pele, incluindo prurido leve ou ardor e vermelhidão da pele (dermatite de contato irritativa). Se estes sinais não desaparecem, parar de usar o creme.

Verifique com seu médico se qualquer um destes efeitos secundários persistirem ou se tornarem incômodos.:

Ressecamento ou rachaduras da pele se aplicado ao redor dos olhos ou nariz; vermelhidão ou sensação de queimação leve no local da aplicação.

Procure ajuda médica imediatamente se algum destes efeitos secundários graves ocorrem:

Reações alérgicas graves: Urticária, dificuldade em respirar; sensação de aperto no peito, inchaço da boca, face, lábios ou língua; queimaduras graves, comichão, crostas, ou inchaço das áreas tratadas (possível dermatite de contato alérgica ) e de qualquer descoloração da pele incomum. Procurar aconselhamento médico imediatamente.

O uso prolongado de hidroquinona tem sido associada com o desenvolvimento de exógeno ocronose (uma pigmentação azul-preto persistente), mas isso é raro. Isso pode ser devido a outros ingredientes, tais como fenol, resorcinol e agentes anti-malária, que são conhecidos por causar ocronose.

Precauções

Não utilizar peróxido de benzoíla, peróxido de hidrogênio, ou outros produtos quando se utiliza peróxido de hidroquinona.Uma coloração escura temporária da pele podem ocorrer.Se for utilizado em conjunto acidentalmente, lava-se a pele com sabão e água, para remover.Cremes de hidroquinona pode conter metabissulfito de sódio que pode causar reações alérgicas graves em certas pessoas susceptíveis.Este produto não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.

Quanto custa?

Este medicamento é encontrado nos valores entre R$ 15,00 até R$ 50,oo. Depende muita da composição, muitas vezes alguns produtos possuem uma única preparação a fim de aumentar o efeito da hidroquinona juntamente com uma ou mais das seguintes substâncias:  Vitamina A ácida, corticosteroides, ácido glicólico, ácido azeláico, ascórbico, acetato de tocoferol. Este medicamento pode ser manipulado também. Para melhores resultados o dermatologista deve ser consultado.

O que estão dizendo

Veja também

Deposteron age como um anabolizante e causas alterações no corpo.

Você conhece o Deposteron? Veja a bula

O Deposteron é bastante usado entre os homens que estão começando agora a vida de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>